Situação de Aprendizagem: Cotidiano
Por: Amanda
Scavazza
Texto – Pausa –
Moacir Scliar
Ver o Vídeo:
1 – Objetivo: Perceber intertextualidades e
compreender as características do gênero textual crônica.
·
Professor
passa o vídeo “Parcialmente Nublado” para os alunos.
·
Questiona
o aluno sobre a relação da nuvem e sua cegonha e as demais.
·
Prioriza
o momento em que a cegonha vai embora e volta. Fazendo os perceber a importância dessa volta e se eles,
realmente, imaginavam que ela voltaria.
·
Logo
após, apresentar o texto “Pausa” aos alunos, fazendo perguntas prévias antes da
leitura.
·
Ler
o texto para os alunos, fazer análise e interpretação deste, observando as
características do gênero estudado.
·
Mostrar
ao aluno qual a importância do descanso de Samuel e seu retorno para a casa,
comparando ao vídeo, já que a cegonha também se afasta por um momento de sua
nuvem, assim como Isidoro faz com sua esposa.
·
Incentivar
os alunos a perceber as vantagens de uma boa amizade e suas dificuldades.
·
Em
grupos, pedir pra que eles discutam momentos de “voltas” com as colegas e expor
a opinião deles para a sala, discutida no grupo também, se Samuel retorna ao
quarto na semana seguinte e o motivo.
2 – Produção Textual: Produzir uma crônica, contando o próximo
domingo de Samuel, pensando na fidelidade que um casamento deve ter e que a
cegonha teve com sua nuvem, voltando mesmo diante das dificuldades.
3 – Produto final: a melhor crônica será interpretada
ludicamente pelos alunos que tiverem mais facilidade em comunicar-se com a
ajuda dos demais.
Bom dia.Amanda , o filme ficou lindo.Parabéns.
ResponderExcluirAbraços.
Amanda que ideia genial! Gostei muito.
ResponderExcluirBeijos.
Olá, meninas. Adorei a ideia do vídeo.
ResponderExcluirParabéns.
Marilza (grupo 6)
Ah, que bom que gostaram, cio feliz. É simples, mas gera uma boa discussão. =D
ResponderExcluir