Translate

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Situação de Aprendizagem: Cotidiano

Por: Amanda Scavazza

Texto – Pausa – Moacir Scliar

Ver o Vídeo:




1 – Objetivo: Perceber intertextualidades e compreender as características do gênero textual crônica.

·         Professor passa o vídeo “Parcialmente Nublado” para os alunos.
·         Questiona o aluno sobre a relação da nuvem e sua cegonha e as demais.
·         Prioriza o momento em que a cegonha vai embora e volta. Fazendo os perceber  a importância dessa volta e se eles, realmente, imaginavam que ela voltaria.
·         Logo após, apresentar o texto “Pausa” aos alunos, fazendo perguntas prévias antes da leitura.
·         Ler o texto para os alunos, fazer análise e interpretação deste, observando as características do gênero estudado.
·         Mostrar ao aluno qual a importância do descanso de Samuel e seu retorno para a casa, comparando ao vídeo, já que a cegonha também se afasta por um momento de sua nuvem, assim como Isidoro faz com sua esposa.
·         Incentivar os alunos a perceber as vantagens de uma boa amizade e suas dificuldades.
·         Em grupos, pedir pra que eles discutam momentos de “voltas” com as colegas e expor a opinião deles para a sala, discutida no grupo também, se Samuel retorna ao quarto na semana seguinte e o motivo.

2 – Produção Textual:  Produzir uma crônica, contando o próximo domingo de Samuel, pensando na fidelidade que um casamento deve ter e que a cegonha teve com sua nuvem, voltando mesmo diante das dificuldades.


3 – Produto final: a melhor crônica será interpretada ludicamente pelos alunos que tiverem mais facilidade em comunicar-se com a ajuda dos demais.

4 comentários:

  1. Bom dia.Amanda , o filme ficou lindo.Parabéns.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Amanda que ideia genial! Gostei muito.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Olá, meninas. Adorei a ideia do vídeo.
    Parabéns.
    Marilza (grupo 6)

    ResponderExcluir
  4. Ah, que bom que gostaram, cio feliz. É simples, mas gera uma boa discussão. =D

    ResponderExcluir