Translate

domingo, 16 de junho de 2013




Situação de Aprendizagem  (Público Alvo: 6º ano)

Por: Analúcia Neves



Texto – Meu Primeiro Beijo - Antônio Barreto
Ver o vídeo:  


1. Interdisciplinaridade: na disciplina de Ciências os alunos farão uma pesquisa sobre os tipos de beijos e as consequências (positivas e negativas) que causam nos seres humanos.   

2. Objetivo da aula (6º ano): estudar recursos linguísticos de uma crônica
  • Professor coloca a música Beijo, beijinho, beijão (Larissa Manoela) para ouvirem enquanto isso o próprio professor mostra fotos de 1º’s beijos, tanto de pessoas reais como em obras de artes. 
  • Ir perguntando sobre o tema que fora estudado em Ciências. 
  • Abordar o tema do primeiro beijo: idade, quando e com quem.
  • Quais os tipos de beijos que existem, de acordo com o que fora visto em Ciências (conversar com eles sobre o assunto).
  • Entregar o texto de Antônio Barreto - ”Meu primeiro beijo”, recortado em tiras, para que em duplas o organizem (trabalhando assim a estrutura do texto).
  • Relacionar o beijo ao sentimento de ternura.
  • Análise e interpretação ativando a inferência no texto (oral). Fazer perguntas que estimulem a capacidade de compreensão e recursos linguísticos: letra maiúscula, aspas, pontuação.
  • Produção de bilhetes para o professor com “cantadinhas criativas".
  • Organizar um pequeno concurso de cantadas.
  • Selecionar alguns bilhetes com dificuldades de escrita e organização e entregar em cópias para que em duplas os reescrevam.
3. Produto final: A “cantadinha” vencedora do concurso deverá ser publicada no  jornal da escola.

2 comentários:

  1. Bom dia.Analúcia,a música do Carrossel é envolvente e cativa nossos alunos que adoram a novela e seus personagens.Parabéns.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ana!
      Sim eles adoram essa música e tudo mais que os deixam alegres.

      Beijos.
      Analúcia Neves

      Excluir