Situação
de Aprendizagem (Público Alvo: 6º ano)
Por: Analúcia Neves
Texto –
Meu Primeiro Beijo - Antônio Barreto
Ver o
vídeo:
1. Interdisciplinaridade: na disciplina de Ciências os alunos farão uma pesquisa sobre os tipos de beijos e
as consequências (positivas e negativas) que causam nos seres humanos.
2. Objetivo da aula (6º ano): estudar recursos linguísticos de uma crônica
- Professor coloca a música Beijo, beijinho, beijão (Larissa Manoela) para ouvirem enquanto isso o próprio professor mostra fotos de 1º’s beijos, tanto de pessoas reais como em obras de artes.
- Ir perguntando sobre o tema que fora estudado em Ciências.
- Abordar o tema do primeiro beijo: idade, quando e com quem.
- Quais os tipos de beijos que existem, de acordo com o que fora visto em Ciências (conversar com eles sobre o assunto).
- Entregar o texto de Antônio Barreto - ”Meu primeiro beijo”, recortado em tiras, para que em duplas o organizem (trabalhando assim a estrutura do texto).
- Relacionar o beijo ao sentimento de ternura.
- Análise e interpretação ativando a inferência no texto (oral). Fazer perguntas que estimulem a capacidade de compreensão e recursos linguísticos: letra maiúscula, aspas, pontuação.
- Produção de bilhetes para o professor com “cantadinhas criativas".
- Organizar um pequeno concurso de cantadas.
- Selecionar alguns bilhetes com dificuldades de escrita e organização e entregar em cópias para que em duplas os reescrevam.
3. Produto final: A
“cantadinha” vencedora do concurso deverá ser publicada no jornal da escola.
Bom dia.Analúcia,a música do Carrossel é envolvente e cativa nossos alunos que adoram a novela e seus personagens.Parabéns.
ResponderExcluirAbraços.
Obrigada Ana!
ExcluirSim eles adoram essa música e tudo mais que os deixam alegres.
Beijos.
Analúcia Neves